segunda-feira, 27 de junho de 2011

INFORMES SOBRE O 43° Congresso da União Paranaense dos Estudantes (CONUPE)

Aconteceu nos dias 18 e 19 de junho o 43° Congresso da União Paranaense dos Estudantes
(CONUPE) que foi realizado no norte do Paraná, na cidade de Londrina. Os representantes acadêmicos do Campus Realeza, Jéssica Pauletti e Emerson Longaretti participaram do evento e tiveram a oportunidade de debater temas como movimento estudantil, educação brasileira, conjuntura política, comunicação, meio ambiente entre outros. Além da discussão houve também a eleição da nova diretoria da União Paranaense dos Estudantes (UPE).
Dentre as discussões o que foi bastante pautado se diz na vontade e na necessidade de melhorar a educação e ajudar o Brasil a se tornar uma nação mais próspera. Os estudantes querem que o ensino, seja área privada ou pública, que proporcione uma reflexão sobre os interesses do Estado, que possibilite uma integração com a comunidade e que atenda as necessidades do povo.
A bandeira que seguiu nesse congresso é do movimento “Transformar o sonho em realidade” que será levado ao 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes que ocorrerá em Gioânia no próximo mês. E tudo que for aprovado nessa oportunidade será levado ao governo, para serem implementadas no Plano Nacional de Educação (PNE), que está em discussão por todo o Brasil.
Esse movimento busca, fazer as pessoas, e principalmente os jovens estudantes a sairem do sonho e alcançar a justiça social, o sonho de garantir ao povo os direitos de acesso à educação, saúde, cultura. Para quem não foge à luta, estes são passos que os fazem caminhar rumo à construção de um país diferente, soberano, com desenvolvimento sustentável e distribuição de renda
Abaixo seguem algumas propostas do movimento Transformar o sonho em realidade:
Ampliar progressivamente o investimento público em educação, iniciando com a aplicação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de forma imediata e de 10% até 2014.
Lutar pelos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação no PNE. Recursos que ajudarão aos 10% do PIB.
Aprimorar ENEM-SISU, tendo diálogo das universidades e entidades educacionais do governo.
Constituir um Plano Nacional de Assistência Estudantil.
Federalizar instituições sucateadas e sem condição de financiamento.
Garantir democratização da universidade brasileira.
Ampliar a ocupação por meios de mecanismos no ensino superior brasileiro.
Existem muitas outras propostas que estão sendo buscadas, ao mesmo tempo que muitas se inserem no movimento a força cresce e a possibilidade do sonho virar realidade aumenta a cada dia.
Sobre a nova diretoria da UPE, a gestão será comandada por Rafael Bogoni e terá outros estudantes do estado também na diretoria, foram cerca de 165 delegados que votaram na chapa UPE na Rua que também tem o apoio de outras correntes como o Movimento Mudança, Kizomba entre outros.
Para mais informações do congresso e da UPE visitem o seguinte endereço:
http://upepr.blogspot.com/

Jéssica Pauletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário