quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Informes sobre o 52° Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (CONUNE)

Aconteceu entre os dias 13 e 17 de Julho o 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE) na cidade de Goiânia, trata-se de um dos maiores encontros da juventude brasileira. As atividades do encontro foram concentradas em torno da tradicional praça universitária da capital goiana, principalmente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-GO) e na Universidade Federal de Goiás(UFG).
Cerca de 5 mil estudantes, delegados e observadores, das universidades e faculdades do Brasil inteiro estiveram concentrados no centro do país para discutir temas sobre conjuntura política e políticas públicas, os avanços e preocupações em torno do esporte, educação, meio ambiente, direitos humanos entre outros assuntos importantes que estão relacionados com o movimento estudantil.
Nesse ano, a programação do 52º Congresso da UNE incluiu ainda o 2º Encontro Nacional de ProUnistas. Com o aumento de adesão ao programa e a crescente democratização do ensino superior por meio de outras políticas de acesso, o movimento estudantil aproveitou a reunião das suas principais lideranças, para debater com os estudantes de todo o país as demandas, pontos positivos, críticas e sugestões e um dos convidados a participar dessa discussão foi o o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além dos trabalhos de discussão e integração, os estudantes puderam eleger a nova diretoria da UNE, a qual terá como norte dos trabalhos as resoluções aprovadas após os debates desses cinco dias e que deverão ser executadas pelos próximos dois anos. A nova gestão será comandada por Daniel Iliescu, que presidiu a chapa
"Movimento estudantil unificado para as mudanças do Brasil", que foi eleita com 2,369 mil votos, o que representa 75,4% dos votos dos 3.138 delegados credenciados que votaram no 52º Congresso. Concorreram também as chapas, "Oposição de Esquerda" (18,5% - 581 votos), "MUDE - Movimento UNE democrático" (5,8% 183 votos) e "Por uma nova UNE" (0,1% - 5 votos).
Há inúmeras opiniões, favoráveis e contrárias, ao se tratar da UNE, mas em termos gerais o o 52° CONUNE além de ser um espaço de discussões também foi uma grande celebração da diversidade, coroado com atividades culturais, apresentações artísticas, trocas de costumes e tradições.
Para saber mais a respeito das resoluções aprovadas no congresso, bem como fotos e outras informações acessem o sguinte endereço: http://www.une.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário